Escolheu a profissão certa? Muitas pessoas ainda não!

No último artigo O que você vai aprender no curso de Farmácia, eu procurei resumir como funciona o curso, assim também como quais as disciplinas você vai encontrar no curso.

Fiz uma definição de sucesso para que os alunos do ensino médio saiam com alguma ideia formada do que seguir. Infelizmente a maioria dos alunos não seguem a profissão certa. Falo isso porque eu também sou uma dessas pessoas.

Descobri depois de ter feito a faculdade, que a minha área era a mesmo de vendas. Totalmente diferente da profissão que escolhi.

A pressão sobre quem acaba o ensino médio é muito grande. Muitos alunos vão para cursinho para tentar passar nas faculdades mais desejadas, já outros alunos começam fazendo ensino técnica para conhecer melhor a área.

Se eu tivesse optado por trabalhar algum tempo na área em que escolhi fazer faculdade, pode ter certeza que não seguiria o que escolhi. A verdade é que não tive sucesso na área acadêmica, mas isso não quer dizer que você não possa ter.

É preciso saber escolher a profissão para não cair na armadilha de olhar somente o salário. É claro que o mercado deve ser analisado, mas a satisfação profissional deve ser um dos fatores mais importantes na escolha do que quer trabalhar.

Vejo direto muitas pessoas tristes com o trabalho atual. Algumas se queixam de que estudaram muito na faculdade para não serem valorizados. Nesse caso, a solução seria mesmo sair do emprego e procurar empreender em alguma coisa, ou até mesmo encontrar algo interessante dentro da área de formação para montar uma empresa.

Sei que nunca é tarde para buscar o que deseja, mas quando você faz uma faculdade por 5 anos por exemplo, passa por todas as dificuldades e depois descobre que não quer seguir carreira, é realmente frustrante.

Então a dica é: analise muito bom a área que deseja seguir. Se precisar, trabalhe na área para conhecer de perto e na prática como funciona. Não adianta ir só pelo salário, pois é um risco enorme.