O que você vai aprender no curso de Farmácia?

curso de farmacia o que éO primeiro artigo da grande série de artigos sobre educação tem a ver com a escolha da profissão para seguir durante a carreira profissional.

Quando você sai do ensino médio e tem várias ideias, ficar perdido é bem normal, pois os professores vão te dar dicas de qual carreira seguir. Alguns vão falar que você pode fazer medicina, outros engenharia, e assim por diante.

O que a maioria dos alunos não sabem é que escolher uma profissão tem que ter uma decisão bem formulada. Não adianta nada escolher uma profissão sendo que você não tem nenhuma identificação. A verdade é que a satisfação profissional deve ser prioridade na escolha da profissão, até mesmo mais do que salário.

Costumo ter a definição de uma pessoa com sucesso e sem sucesso. Posso ter milhões na minha conta mas não tenho sucesso, ou também posso não ter dinheiro e ser uma pessoa de sucesso. Na minha opinião sucesso tem a ver com algo conquistado.

Se você é realizado no seu trabalho e não o troca por nada, mesmo que não ganhe rios de dinheiro, então você é uma pessoa de sucesso. Infelizmente poucos alunos tem essa definição que é importante quando se escolhe uma profissão.

Mas qual profissão seguir?

Neste artigo quero falar sobre a profissão de Farmácia, muito escolhida pelos alunos.

Aprendendo no curso de Farmácia….

A Farmácia é um dos cursos escolhidos pelos alunos que concluíram o ensino médio. Essa profissão é bem importante para a área de saúde, e sem ela, enfrentaríamos vários tipos de problemas.

O curso tem o objetivo de formar farmacêuticos comprometidos para com a área de saúde. Através de uma formação, o Farmacêutico está pronto para atuar em diversas áreas da saúde, como por exemplo, farmácias de manipulação, drogarias, indústrias farmacêuticas, hospitais, entre outros.

Ainda existe a oportunidade de montar a própria rede de Farmácias. Já pensou nisso? Sim, só que é preciso muito preparo para dar conta de cuidar de uma drogaria ou farmácia de manipulação. É preciso entender das normas para criação e cuidado das farmácias.

E o que você pode aprender? Você vai aprender tudo que é voltado a área de farmácia.

As disciplinas são extensas e é preciso muita dedicação para companhar semestre por semestre. Como deve ser, o curso de Farmácia também tem a área de laboratório para colocar em prática o que é aprendido nas aulas teóricas.

Algumas disciplinas foram abordadas no ensino médio, onde foram ensinadas apenas coisas básicas. Já na graduação você realmente estuda as disciplinas de forma mais completa. Dessa forma o grau de dificuldade aumenta.

Disciplinas como Citologia, Estatística, Química Orgânica, Geral, Anatomia, entre outras, foram estudados no ensino médio, mas na graduação a pegada é muito mais forte.

O aluno vai estudar farmacologia, cosmetologia, farmacotécnica, embriologia, citologia, bacteriologia, parasitologia, toxicologia, hematologia, química farmacêutica, microbiologia, entre outros.

Todas as disciplinas são importantes para o aprendizado do aluno. É muito importante ter conhecimento para poder fazer na prática. Mesmo que na prática as coisas são diferentes da teoria, mas é sempre bom ter na ponta da língua qualquer assunto relacionado a sua profissão.

O conhecimento também é bom para concursos, pois te deixa um passo a frente de outros concorrentes que não gostaram muito da teoria.

estudar farmacologia

Tempo de curso

Você deve estar perguntando: faculdade de farmacia quanto tempo dura

O curso geralmente tem duração de 5 anos contando com todas as obrigações, ou seja, ser aprovado nas disciplinas e apresentar o TCC + estágio. Também é obrigatório ter horas complementares para garantir sua formação como farmacêutico.

Conclusão

Não vai ser fácil. Já vi muitos alunos virando noite para estudar matérias bem complicadas. No final, tudo vale a pena.

Referência: Ranking de cursos de farmácia